Site icon Fixe-city

Qualidade do Ar

Temos três sensores de qualidade do ar. Medem partículas muito finas (2.5 microns). Estas partículas têm origem na combustão dos motores, desgaste dos pneus e travões. Dois sensores são fixos e um é móvel.

Aquilo que esperamos, a partir das diferentes medições, é comparar as ordens de grandeza entres as medições realizadas à porta da escola em situações de muito baixo tráfego (noite) com as situações de tráfego intenso e perceber até que ponto esses valores estão dentro dos parâmetros que a legislação europeia recomenda. Assim que tivermos medições calibradas contamos disponibiliza-las aqui.

Dois dos nossos sensores são montados pelo Engº Gladson Brabec, um dos elementos da nossa equipa. Deste forma estamos aptos a repara-los, actualiza-los e até substituí-los no futuro.

Até que ponto os nossos sensores estão calibrados? Não sabemos. Para ficar a saber instalámos os nossos sensores (Março 2020) junto aos sensores da Estação Móvel da Universidade de Évora. Em breve já saberemos se os nossos dados “valem”.

O painel da nossa exposição dedicado à qualidade do ar

Tem dúvidas (como nós)? Quer saber mais? Tem comentários a fazer? Quer conhecer-nos? Gostamos muito do que fazemos. Queremos fazer mais e melhor. Está a um formulário disso acontecer!

Links para saber mais:

Filter Café | Clean Air for Kids | Clean Air Greater Machester | Citizen science initiative CleanAir@School | The Snuffelfiets: pedalling towards a better environment | Legislação Portuguesa (Qualidade do Ar)

Última actualização: 10/3/2020

Ir para a barra de ferramentas